Veja como viajar e deixar sua casa em segurança

Dados do Instituto de Segurança do Rio revelam que até novembro de 2017 houve mais de mil ocorrências de roubo a residência no estado

As malas já estão feitas e os pés quase na estrada! Você já está com tudo pronto, conferiu cada detalhe, mas será que não está se esquecendo de nada para sua viagem de férias? Saiba que sua casa também precisa estar na programação. Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP) mostram que até novembro do ano passado, houve 1.148 casos de roubos a residências no estado. O número é menor do que o registrado no mesmo período de 2016 (1.211), mas nem por isso é menos preocupante.

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Rio (Sindesp-RJ), Frederico Câmara, conta que é muito comum as pessoas viajarem nesta época do ano e não se preocupar com a segurança de quem fica: no caso, a residência.

“Os cuidados começam com a parte externa da casa. É importante evitar que os cadeados ou trancas de portões e portas fiquem para o lado de fora da residência para não deixar claro que o imóvel está vazio. Da mesma forma, é recomendado reforçar os trincos e cadeados pelo lado de dentro das portas e janelas”, Frederico aconselha, destacando a necessidade de instalar algum tipo de câmera ou alarme, principalmente na entrada e nos fundos da casa.

Conte com a ajuda de alguém

Até a suspensão da entrega de jornais e revistas está na lista de recomendações do presidente do Sindesp-RJ. Tudo para evitar que eles fiquem acumulados na porta de casa, deixando claro de que o imóvel está vazio. Frederico também aconselha pedir ajuda de pessoas próximas.

“Se puder, peça a um vizinho para dar uma olhada de vez em quando na entrada da casa e veja com um parente próximo que entre na residência pelo menos uma vez por semana, caso a viagem dure mais tempo”, Frederico recomenda.

Ainda na mesma linha, o presidente do Sindesp-RJ aconselha que se a residência houver jardim, que se peça a algum parente para regá-lo pelo menos uma vez por semana para dar a aparência de que a casa não está vazia.

Não faça alarde

Além desses cuidados, Frederico recomenda também que até mesmo se evite comentar com muitas pessoas sobre a viagem. Ele também dá dicas para se evitar o desperdício energia elétrica, água e gás.

“A lâmpada na porta da entrada deve ser por sensor de presença para evitar que ela fique ligada por 24h ou desligada sempre. Dentro da residência, deixe os registros de água e gás desligados e retire os aparelhos eletrônicos da tomada, exceto a geladeira. Neste caso, deixe-a bem vazia para evitar que alguns alimentos se estraguem”, ele alerta.

Por último, Frederico sugere que a campainha da casa seja desligada para o caso de alguém tocá-la, ouvir o seu barulho e ninguém vir atender, denunciando que o imóvel está vazio.