CURSO SINDESP-RJ EM PARCERIA COM FGV FOI UM SUCESSO – Leia o depoimento dos colaboradores que participaram.

Elaborar, ter uma estratégia e gerenciar nunca foi tão importante quanto nos dias atuais. Definir onde queremos estar e o que queremos ser daqui a 3, 5 ou 10 anos é muito importante, pois nos força a olhar para o futuro, termos desejos e persegui-los.

Podemos falar que quando definimos estes grandes objetivos, estamos definindo também a nossa esperança, nosso sonho. No meio empresarial, gestores tem, não somente a função de fazer com que as tarefas diárias sejam cumpridas, mas também com que os seus funcionário entendam, confiem e trabalhem em busca destes grandes objetivos da empresa.

O Cenário atual sinaliza competição acirrada e desleal, em que, para preservar as empresas e serviços de qualidade, precisamos criar barreiras de entradas a novos competidores. A necessidade de se posicionar, sobreviver e prosperar neste cenário de constantes mudanças requer que as vantagens competitivas também sejam revistas e melhoradas. Isto têm exigido às empresas a criação de uma estratégia robusta e um desdobramento que a sustente, visando sempre a busca pelos grandes objetivos da empresa.

Há necessidade de trabalharmos com três grupos de ferramentas. O primeiro grupo é o das ferramentas de direcionamento composta por Definição do negócio: visão, missão e valores. O segundo grupo é o das ferramentas de ambiente: SWOT, Porter e cenário. Por último, há a necessidade de utilizarmos as ferramentas de desdobramento e gestão: o Balanced Scorecard e o plano de ação.

O grupo do desdobramento é importantíssimo, pois nos ajuda a alcançar a visão, garantindo aquilo que foi planejado. Entretanto, os ambientes externo e interno à organização são dinâmicos, podendo reagir de uma forma não anteriormente prevista ou impondo mudanças de rumo, para que a organização consiga atingir seus objetivos. É fundamental, portanto, haver um método formal para a implementação da estratégia e para o controle da organização rumo aos objetivos estratégicos definidos. Os sistemas utilizados para isto – chamados de sistemas de avaliação de desempenho e gestão estratégica – estabelecem indicadores de desempenho que representem, da melhor maneira possível, a estratégia elaborada, os fatores críticos de sucesso e os resultados almejados.

 

Dr Mário com equipe FGV 2

Segundo ANTHONY e GOVINDARAJAN (2001), a principal finalidade de um sistema de avaliação de desempenho e gestão estratégica é controlar a obediência à estratégia adotada pela organização. Os sistemas de avaliação de desempenho utilizam indicadores financeiros e não financeiros em todos os níveis.

Historicamente, os sistemas de avaliação de desempenho das empresas eram desenvolvidos a partir de indicadores financeiros oriundos dos sistemas contábeis tradicionais. Os controles financeiros foram fundamentais para o sucesso de muitas empresas da era industrial e por serem utilizados há muito tempo, tornara-se muito sofisticados. Os sistemas contábeis tradicionais não possuem uma correlação entre resultados financeiros e opções estratégicas não financeiras que permitem que a organização crie valor econômico para o futuro.

Na prática, a ênfase excessiva na obtenção e manutenção de resultados financeiros podem levar as empresas a investirem demasiadamente em opções de curto prazo ou reduzirem despesas em pesquisa e desenvolvimento, melhoria de processos, desenvolvimento dos recursos humanos ou desenvolvimento de mercados em detrimento da criação de uma vantagem competitiva sustentável em que a empresa irá apoiar o seu crescimento futuro.

Os indicadores financeiros são denominados de indicadores de ocorrência por demonstrarem resultados de decisões anteriores tomadas pela empresa. Por este motivo, os sistemas de avaliação desempenho baseados estritamente em indicadores financeiros tornaram-se insuficientes para orientar uma organização em ambientes competitivos e turbulentos não fornecendo, portanto, subsídios para a gestão da estratégia.

BSC é um sistema de avaliação de desempenho gestão estratégica que utiliza indicadores de desempenho organizados de forma equilibrada em torno de quatro perspectivas. Ele permite as organizações utilizarem o desdobramento da estratégia para fazer seu planejamento. Trata-se de um sistema baseado em indicadores que impulsionam o desempenho, proporcionando à organização, de forma abrangente, visão atual e futura do negócio. O BSC traduz a visão e a estratégia em objetivos e medidas organizadas nas quatro perspectivas: financeira, dos clientes externos, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Segundo KAPLAN e NORTON (1997), as quatro perspectivas citadas normalmente são suficientes para a maioria das organizações, porém não há nenhum impedimento que uma outra perspectiva relacionada com resultados que gerem vantagem competitiva para a empresa venha a ser incorporada ao BSC.

O BSC complemente as medidas financeiras do desempenho passado com vetores que impulsionam o desempenho futuro e fornece a estrutura necessária para a tradução da estratégia em termos operacionais.

prof“Trabalhar com o Sindesp foi uma experiência impar. As empresas que participaram trouxeram a experiência diária a qual nos possibilitou trabalhar em casos reais, contribuindo e corroborando para o desempenho futuro. Como facilitadora do processo só devo agradecer pela oportunidade de poder compartilhar meus conhecimentos.
Sou grata a todos.

Texto:  Maria Cândida Torres



DEPOIMENTOS: 

“É com enorme satisfação que utilizo este canal de contato para externar meus agradecimentos e a oportunidade de ter participado do curso que foi promovido pelo Sindesp-RJ em parceria com a FGV.
Professora Maria Torres, o que dizer? É de uma personalidade única e posso dizer de coração que foi um grande momento de aprendizado em minha vida profissional.
Todo o ensinamento ministrado durante o curso já está sendo aplicado em meu dia a dia e tenho obtido grandes resultados. 
Mais uma vez, sou grato pela grande iniciativa do sindicato e pela excelente oportunidade.”

Walmir S. Ribeiro Filho
Gerência – Departamento Operacional – RJ
Juíz De Fora Empresa De Vigilância

“O Curso de Balanced Scorescard (BSC), realizado na sede do SINDESP-RJ, foi uma experiência e um aprendizado maravilhoso, o curso concentra disciplinas que possibilitam a construção efetiva do conhecimento e da visão criativa para uma brilhante carreira profissional.
Todo o conteúdo das aulas, dos livros e materiais didáticos nos enriqueceram de conhecimento e de vontade de colocar todo o aprendizado em prática. Além do conteúdo das matérias a professora é um show à parte, Maria Torres encantou à todos com sua simpatia e seu modo dinâmico de compartilhar conhecimento, que sem dúvida alguma me deixará pronto para o mercado e para o sucesso.

Anderson Costa
Diretor Jurídico
Hércules Vigilância e Segurança
Flex Assessoria / Flex Rio

“Curso Excelente, de grande enriquecimento e contribuição para nos tornamos cada dia melhor, com uma visão mais ampla do mercado e dos clientes que pretendemos alcançarmos.”

Valderi Santana
Gerente Financeiro
Hércules Vigilância e Segurança

“O Curso foi muito bem preparado sendo abordada uma matéria interessante e atual sendo passado de forma bastante clara por uma excelente profissional a Professora Maria Torres.
Conte sempre com a minha presença e de meus funcionários em cursos desse porte.”

Marco Antonio A. da Costa
Socio Diretor
Steel Men Segurança e Vigilância Ltda.

“Aproveito este canal para agradecer ao Sindesp-RJ pela iniciativa de promover o conhecimento e trazer com tanta qualidade um curso como esse, com um tema tão importante.
O curso Balanced Scorecard em parceria com a FGV foi muito proveitoso, nos ajudou a pensar mais ativamente na melhoria da gestão de pessoas e processos, com destaque especial à Maria Torres, uma facilitadora fantástica, muito dinâmica, com imenso conhecimento sobre o tema, além de extremamente atenciosa.
Superou muito minhas expectativas e todo seu conteúdo será de grande valia em minha área de atuação. 
Quero participar de novos cursos, com certeza!”

Debora Coelho
Gerente de RH
debora.coelho@hagana.com.br

 “Utilizo-me da presente para externar meus sinceros agradecimentos pela oportunidade que nos foi concedida, haja vista o excelente conteúdo que nos foi ministrado nas dependências desta estimada e conceituada instituição.
 Desta forma, devo ressaltar que todo o conteúdo aplicado pela Dra. Maria Torres, em representação ao SINDESP-RJ, com a chancela da FGV, está sendo de suma importância para aplicação DIRETA em nossa área de atuação.
Com base no conhecimento adquirido, quero agradecer ao SINDESP-RJ pelo excelente trabalho
que está sendo realizado, e, em nome do Grupo Hagana, empresa esta que atuo a mais de quinze anos, desejo que outros cursos possam ser promovidos, e, que outros colegas que compõem a equipe que laboram comigo, possam também participar e ter a oportunidade inquestionável de enriquecer seus currículos para um continuo crescimento profissional, e, pessoal em suas vidas.
 Obrigado SINDESP-RJ / FGV.”

Alex Sandro P. dos Santos
Gerente Operacional de Área
alex@hagana.com.br

“A iniciativa do Sindesp-RJ em promover cursos e atualizações profissionais em parceria com a FGV é excelente. O 1º curso Balanced Scorecard foi perfeito em qualidade, conteúdo e praticidade, evidenciando uma ferramenta útil e eficaz para a parte estratégica das empresas.

Fraternalmente”

Cristina Reis
Sistema de Gestão da Qualidade
qualidade@gruposermacol.com.br

“Através da parceria do SINDESP-RJ com a Fundação Getúlio Vargas tive o privilégio de participar do primeiro curso ;Balanced Scorecard; um modelo de desdobramento do planejamento estratégico e de gestão, ministrado pela Profª  Maria Torres, que por sua vez superou todas as nossas expectativas e nos acrescentou grande aprendizado e mudanças consideráveis em nossa atuação.
Como colaboradora do SINDESP-RJ agradeço a Diretoria Executiva e a Presidência por me proporcionarem a oportunidade em adquirir um aprendizado de excelência e superar os limites do conhecimento que nos são impostos na vida profissional.”

Maria Eugênia Vital
Gestora Administrativa e Financeira.Sindesp-Rj


Não poderia deixar de salientar o excelente curso realizado dentro do Sindesp-RJ com a parceria da FGV em  que tive o privilégio de participar e considero  essa iniciativa do Sindicato foi muito boa em proporcionar e  elevar o conhecimento dos associados, e que tenhamos outros cursos da FGV.

Confucio Augusto Pamplona Vaz
Gerente Geral
Grupo GP de Segurança e Serviços

Gostaria de parabenizar a Presidência do SINDESP-RJ, pela brilhante parceria entre o SINDESP-RJ e a FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.
Essa iniciativa de  oferecer esse curso maravilhoso de BALANCED SCORECARD que nos foi proporcionado no mês de Julho, foi sem dúvida uma grande oportunidade de engrandecimento e aprimoramento para mim.
O curso foi ministrado pela Professora Maria Torres. Uma professora espetacular. Suas aulas eram dinâmicas e divertidas. Por mais que o assunto tratado em aula fosse extenso, não era uma aula maçante. O modo como era ministrada a aula, nos fazia querer mais.
Que venham mais cursos da grandeza  que foi o BALANCED SCORECARD.
O SINDESP-RJ esta de parabéns!!!

Monica Duque
Gerente Administrativa
Empresa Flex Assessoria e Zeladoria

 “Tenho certeza que em breve nos estaremos ai de novo para uma nova ferramenta, conforme foi nos dias que permaneci nesta unidade tendo então uma dinâmica com o curso do Bsc, através da Maria Torres e Fgv.
Agradeço sim ao nosso presidente sr. Frederico Câmara pelo oportunidade de buscar novos conhecimentos e utilizando o que é de importante a valorização profissional (Marcio Lima).
Oportunidades como esta tem que ser aproveitada da melhor maneira possível para conhecimento e o Bsc – Fgv – Maria Torres – realmente mudaram a maneira de observar os nossos valores, missão e visão.
Comecei o curso como supervisor operacional e saí com o conhecimento de um (gestor).
Obrigado, sr. Mário e toda a sua equipe pela atenção!
São cursos como estes que realmente o Sindesp-RJ faz a diferença.”

Marcio Lima
Supervisor 
Hércules Vigilância e Segurança

“Agradeço a toda equipe, ao SINDESP-RJ e nossa professora Maria Torres pelo curso maravilhoso que nos deu a oportunidade de compartilhar, muito rico em informações as quais proporcionei ampliar todo conhecimentos e sabedorias no dia a dia de nossa jornada de trabalho com toda equipe participante”

Vitor Parreira
Coordenador Operacional
Gss Segurança

 Não poderia deixar de me manifestar como  Administrador e Gestor  desta Entidade em agradecimento  a toda  equipe  e corpo docente  da Fundação Getúlio Vargas e aos colaboradores das empresas filiadas, pelo empenho, dedicação  e pontualidade que ocasionou o   sucesso na realização da  1ª turma no Curso de Balanced Scorecard em  parceria do SINDESP-RJ junto a FGV.
Cordialmente,

Mario Martins Filho
Diretor Executivo
Sindesp-RJ