Beltrame diz que apenas a polícia não resolve a situação da segurança no RJ

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que, apesar do Rio de Janeiro ter uma política muito concreta para combater a criminalidade, apenas a polícia não resolve a situação da segurança pública no estado. “Essa é uma luta que não vai se vencer. Num país como o nosso, com sérios problemas de atraso no processo cultural, em educação e também com problema de polícia, eu nunca me isento de dizer que a polícia tem seus problemas. Eu só peço que as pessoas alarguem seus horizontes e foquem na polícia, mas foquem também em outras coisas como isso que eu acabei de lhes dizer. Muitas vezes uma iluminação pública, muitas vezes a poda de uma árvore, cortar um mato, fechar um muro, são vários aspectos. O que eu acho é que hoje o Rio de Janeiro tem uma política muito concreta de segurança pública mas ela, por si só, e sendo só a polícia não vai resolver o problema”, afirmou o secretário.

Sobre a falta de papel para a emissão do certificado de registro de armas, ele destacou que solicitou à Polícia Militar que faça um mutirão para resolver a situação, mas que precisa esperar que o material seja entregue, pois a qualidade do papel é fundamental para evitar fraudes e falsificações.

“O que nós já conseguimos é que essa empresa entregue no próximo dia 28 esse material. Já pedi à PM também que faça um mutirão pra que a gente resolva essa situação de uma vez por todas. Eu não vou fazer com que se substitua isso por qualquer papel porque o prejudicado com isso é a população e a polícia porque fica muito vulnerável um papel desse ser falsificado”, garantiu Beltrame.

O secretário também ressaltou que o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora tem cumprido o seu papel, pois hoje é preciso procurar muito mais. “O conceito de polícia se esgota na própria UPP. A UPP está lá para proteger o cidadão e fazer esse papel. Agora, atrás dela tem que vir uma série de outras coisas, porque não podemos ter na nossa cabeça que segurança pública é polícia. Segurança pública é um conceito de uma série de outras coisas”, afirmou.

Ele também anunciou que cabines blindadas serão levadas para comunidades onde estão UPPs. “A maioria delas nós vamos levar para dentro de áreas com UPP, principalmente as torres que dão melhor proteção e visibilidade ao policial “.

Segundo o secretário, existem criminosos que estão interessados em acabar com o projeto das UPPs. “Nós temos documentos de inteligência de que presídios, tanto federal como aqui, a ordem é manter o desmerecimento do programa. E, infelizmente, hoje, como você não tem lideranças dentro destas áreas, muitas foram embora, muitas foram presas e isso está na mão de menores e pessoas desapegadas de qualquer tipo de responsabilidade e uma total banalização da vida.”

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/beltrame-diz-que-apenas-policia-nao-resolve-situacao-da-seguranca-no-rj.html